segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A lição da águia


A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com: - as unhas compridas e flexíveis e não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta, o bico alongado e pontiagudo se curva apontando contra o peito, as asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já não é tão fácil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso voo de renovação e para viver então mais 30 anos.

O início de um novo ciclo sempre acaba chegando em algum momento, é necessário e importante, mais assim como na história da águia nem sempre a transição é tranquila, por vezes precisamos percorrer caminhos e tomar decisões muito difíceis, mais que precisavam ser tomadas, no fim desse processo ficar pronto para novos voos e desafios, lembrando-se das palavras do apóstolo Paulo no livro de Romanos.

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2).


Nenhum comentário:

Os melhores podcasts do spotify