quinta-feira, 14 de maio de 2009

GET, um verbo com mil e uma utilidades… ou quase



Outro dia, abrindo um dicionário para tirar uma dúvida quanto ao sentido da expressão “get about” no inglês britânico, me dei conta da versatilidade do verbo “get”. Encontrei nada menos que cinqüenta entradas para o seu uso, considerando o verbo em si e sua utilização em expressões. Passei, então, a me perguntar qual estratégia usar para aprender tantos usos de um mesmo verbo?

Primeiramente, não acredito em decoreba de listas sem fim, se vamos trabalhar com listagem que ela tenha no máximo sete a dez itens. Acredito mais do que tudo em aprender vocabulário novo no contexto, estando atento ao seu uso em podcasts, emissões de rádio, filmes, livros e revistas. É importante também fazer as suas anotações e depois disso é só usar, usar e usar.

Dentro da filosofia de pequenas listagens em “doses homeopáticas” aqui vão alguns exemplos para você.

- We got her e-mail. (to receive)
- Nós recebemos o e-mail dela. (receber)

- We’ll get there at noon. (to arrive)
- Nós vamos chegar lá ao meio-dia. (chegar)

- It took me a week to get over the flu. (to become well after an illness)
- Eu levei uma semana para me recuperar da gripe. (ficar bom depois de uma doença)

- I don’t make a lot of money, but I get by. (to have enough money to live)
- Eu não ganho muito dinheiro, mas eu me viro. (ter dinheiro suficiente para viver.)

E para quem ficou curioso com o “get about” no inglês britânico:

- She’s eighty now, so she doesn’t get about much any more. (to go or travel to different places)
- Ela tem oitenta agora, então ela não passeia muito mais. (ir ou viajar para diferentes lugares)

See you!

Um comentário:

Aleb disse...

Lembro que as publicações foram copiadas. Isso prejudicas os 2 sites nas ferramentas de busca, sabia disso?

Peço gentilmente que remova os artigos copiados do EE.

www.englishexperts.com.br

Alessandro
Coordenador English Experts

Os melhores podcasts do spotify