domingo, 17 de abril de 2011

Estudo caso - Hot Motors

Desenvolva um diagrama de casos de uso para o estudo de caso abaixo:

A Hot Motors é uma rede de lojas especializada em tuning (customização) de veículos. Atualmente, conta com sete lojas espalhadas em grandes centros urbanos do Brasil. O mercado de customização de veículos está em plena expansão no país e atualmente a rede fatura R$ 12 milhões anuais.

Atualmente, não possui um cadastro dos clientes, seus veículos e acessórios instalados. Em primeiro lugar, sem esse cadastro, tem-se dificuldades quando os clientes retornam às lojas para adicionar mais itens customizados nos seus veículos.

O cliente é muito fiel à marca e este cadastro é importante. Com o cadastro de clientes, veículos e acessórios instalados, poderia-se saber antecipadamente a configuração do veículo, agilizando o atendimento. Um cadastro de clientes também permitiria campanhas de marketing e promoções futuramente.

Cada oficina possui três setores: pintura, mecânica e elétrica. A pintura, além de pintar, instala pára-choques, aerofólios e outros itens no interior do veículo. A mecânica trabalha com a performance do motor, como a instalação de um Injetor de Nitro.

O setor elétrico instala aparelhagem de áudio, vídeo e iluminação. O problema nesses três setores é o fluxo do atendimento. Ele deve ocorrer na seguinte seqüência: pintura, mecânica e elétrica. É comum o cliente solicitar a remoção, ou substituição, de algum acessório que ele já possui instalado no veículo. Esse serviço também é cobrado.

A única parte informatizada na loja é o estoque. Cada loja possui um computador com acesso à internet, onde o vendedor controla o estoque usando o sistema StockOn. Atualmente, tudo o que foi instalado no veículo é anota- do em papel. Ao final do atendimento, o vendedor digita essas informações no StockOn e cobra o cliente.

Aqui, se tem mais problemas: não existe garantia de que os instaladores realmente anotaram tudo. Pode acontecer de algum acessório não ser instalado por várias razões. Isso causa discrepâncias no estoque ou, pior ainda, o cliente pode ter algum acessório instalado e sair sem pagar por ele. A razão desses problemas é que determinados acessórios, obrigatoriamente necessitam de outros acessórios para a instalação. Exemplo: um “Injetor de Nitro” requer o acessório “Cilindro” e “Conjunto de Mangueiras”. Acessórios também possuem itens opcionais. Eles devem ser sugeridos ao cliente. Exemplo: sugerir um “Intercooler” quando um “Turbo” é solicitado.

Uma boa solução seria um sistema de cadastro de clientes, veículos e acessórios instalados, juntamente com um controle de atendimento integrado com o StockOn. Por razões de infra-estrutura da loja, só os vende- dores poderiam acessar esse sistema. O controle do atendimento dentro da oficina (pintura, mecânica e elétrica) continuaria no papel, porém, com uma guia de atendimento emitida pelo sistema garantindo que a cobrança e baixa do estoque sejam corretas.

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