O modelo "ensino-aprendizagem" pressupõe um tipo de relação onde "quem sabe ensina e quem não sabe, aprende", na maioria da vezes, nega-se toda a bagagem do aluno, desprezando sua experiência de aprendizado. Essa visão não permite ação recíproca porque, em sua expressão, tem sentido unidirecional, linear, este na minha concepção é o professor.
Em contra-partida, o modelo "aprender a aprender, aprendendo", pressupõe um tipo de relação interpessoal em que todos estão aprendendo uns com os outros, o tempo todo, há uma valorização dos saberes advindos das histórias dos sujeitos e suas experiências de vida, existe comunicação entre as pessoas, trazer para dentro da sala a vivência do aluno, contextualizar o que o aluno observa, mas não tem condições teóricas para explicar, este no meu ponto de vista é o educador.
Em contra-partida, o modelo "aprender a aprender, aprendendo", pressupõe um tipo de relação interpessoal em que todos estão aprendendo uns com os outros, o tempo todo, há uma valorização dos saberes advindos das histórias dos sujeitos e suas experiências de vida, existe comunicação entre as pessoas, trazer para dentro da sala a vivência do aluno, contextualizar o que o aluno observa, mas não tem condições teóricas para explicar, este no meu ponto de vista é o educador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário