sábado, 3 de janeiro de 2009

Nomenclatura do violão


















Boca » Orifício localizado no corpo do violão por onde o som se propaga. Braço » Parte do instrumento que da suporte a escala. Caixa de ressonância » Conjunto responsável pela amplificação do som. É formada basicamente pelo fundo, faixas e tampo, no caso dos violões Munhoz® encotramos varetas em seu interior. Casas » Indicam exatamente a localização das Notas musicais no caso do violão e de outros instrumentos “temperados”.



















Cavalete » Serve para prender as cordas e suporte para o rastilho. Dica: fica bonito quando feito do resto do ébano que geralmente sobra da escala. Cordas » Parte fundamental onde se originam as notas musicais. Escala » Fixada no braço e na maioria das vezes no tampo, o que atrapalha a performance do mesmo. Da suporte ás casas e aos trastes. Faixas » São as laterais do violão, geralmente feita da mesma madeira do fundo.
















Fundo »
Componente fundamental da caixa de ressonância. Mão » Encontrada na parte superior do braço, serve de suporte para o mecanismo das tarachas. Mosaico » Feito de minúsculos pedaços de madeira serve de ornamentação. Pedacinho » Muito utilizado para igualar a altura do braço á altura do fundo. Pestana » Uuma pequena barra de osso, plástico ou madrepérola, fixada entre o início do braço e a cabeça. Possui um pequeno sulco entalhado para a passagem de cada corda. Isso permite o posicionamento correto das cordas. A pestana serve para apoiar as cordas na extremidade do braço. É o ponto de origem do comprimento das cordas e muitos o consideram como o traste zero. Rastilho » Parte do instrumento que se apoia as cordas presas ao cavalete. Osso ou marfim são incomparáveis e fornecem grande apoio as cordas, por serem inflexiveis e rígidos não absorvem as ondas ao contrário de alguns materias utilizados hoje em violões baratos que absorvem o som por ser flexível.














Tampo »
Corresponde ao corpo do violão. Onde a sonoridade varia de acordo com o tamanho, formato, madeira usada na confecção do instrumento etc. Experimentos recentes que moldaram um violão de diversos materiais e combinaram com diversos tipos de tampos, sugerem que o tampo é o grande responsável pela sonoridade o resto influencia muito pouco. (na sonoridade é claro). Lembrando que uma escala de madeira dura como o ébano e o pau-brasil preservam as vibrações do tampo e ai vai…. mas o tampo que da a palavra final. Tarachas » Tem a finalidade de alcançar a afinação correta, afroxando ou apertando as cordas, conforme a necessidade. Trastes/Trastos » São pequenas barras de metal (geralmente alpaca ou ligas de níquel) montadas sobre a escala e que definem os pontos exatos em que a corda deve ser dividida para obter cada uma das notas. Quando o músico encosta o dedo sobre uma corda ela pousa sobre a escala e fica apoiada sobre o traste. O comprimento vibrante da corda passa a ser aquele entre o traste e o rastilho. Os trastes são montados nos instrumentos modernos para permitir que as guitarras tenham temperamento igual. Conseqüentemente a razão entre as distâncias de dois trastes consecutivos é , cujo valor numérico é aproximadamente 1,059463. Como essa razão é aplicada sucessivamente a cada intervalo, isso explica porque as casas próximas à pestana são mais largas que aquelas próximas ao corpo do instrumento. O 12º traste divide a corda exatamente na metade e o 24º (se existente) divide a corda em um quarto do comprimento total (entre a pestana e o rastilho). Cada doze trastes representam um intervalo de exatamente uma oitava.

Nenhum comentário:

Os melhores podcasts do spotify