terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nomenclatura da guitarra


Nomenclatura - Cabeça, Carrilhões(tarraxa), Pestana, Braço, Escala, Trastes, Cordas, Corpo, Cavalete, Ponte, Potenciómetros, Pickups, Switch.
Cabeça: é responsável pela fixação dos carrilhões, usados para afinar o instrumento. A cabeça é fixada na extremidade do braço formando um pequeno ângulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana. Em geral é feita da mesma madeira do braço e entalhada com diversos motivos decorativos.
Carrilhões(tarraxa): são mecanismos compostos de um eixo sobre o qual a corda é enrolada e uma engrenagem que permite girá-lo com os dedos até obter a tensão correta de cada corda. As engrenagens garantem uma relação de forças tal que impedem o afrouxamento das cordas durante a execução. Na maior parte das guitarras há três carrilhões de cada lado da cabeça. Em algumas guitarras elétricas é utilizada a configuração de seis cravelhas em linha em um dos lados da cabeça.
Pestana: é uma pequena barra de osso ou plástico, fixada entre o início do braço e a cabeça. Possui um pequeno sulco entalhado para a passagem de cada corda. Isso permite o posicionamento correto das cordas. A pestana serve para apoiar as cordas na extremidade do braço. É o ponto de origem do comprimento das cordas e muitos o consideram como o traste zero. Hoje, em alguns modelos de guitarras elétricas, há pestanas especiais que possuem travas, como parafusos, que impedem que o instrumento seja desafinado na execução de alavancadas (vibratos artificiais).

Nenhum comentário:

Os melhores podcasts do spotify