terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Gentileza que salva

Gentileza que salva

Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega, que certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica.

Inexplicavelmente, a porta fechou-se e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava há quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.

De repente, a porta abriu-se e o vigia entrou na câmara e resgatou-o comvida.

Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:
— Por que foi abrir a porta da câmara, se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?
Ele explicou:

— Trabalho nesta empresa há muitos anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.

— Hoje, pela manhã, disse "bom dia" quando chegou. Entretanto, não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que lhe poderia ter acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...
Pergunta: E você? Será que seria salvo?

Gentileza, educação, honestidade, nunca é demais falar sobre elas.

Este pequeno exemplo me tocou fundo, espero que a vocês também.

Um abraço,

Maria do Carmo

* é professora de Boas Maneiras
etiqueta.madu@tribunaimpressa.com.br

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As 3 diferenças entre a pessoa produtiva e a pessoa ocupada
















Uma frase extremamente comum no mundo corporativo é “Não tenho tempo para nada!”. Como fã da democracia, eu sou obrigado a discordar! O tempo é um dos poucos recursos que todas as pessoas têm, igualmente.

Por outro lado, a forma que você aproveita as suas 24 horas, aí sim são outros 500.

Se está entre as pessoas que “não tem tempo pra nada”, confira abaixo algumas diferenças de postura que podem te levar a um dia-a-dia muito mais produtivo.

Mesmo apagar incêndios pode ser feito sem desespero

1. Ocupar o tempo vs. aproveitar o tempo

Existe uma coisa chamada Lei de Parkinson, que diz que “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para ser concluído”. Ou seja, se você fala pra uma pessoa ocupada “Você tem até tal hora para entregar algo”, essa pessoa dará um jeito de ocupar essas horas, mesmo que o prazo esteja extremamente folgado.

Por outro lado, as pessoas produtivas pensam “Preciso entregar essa tarefa. Vou dar um jeito de aproveitar as horas que tenho e entregar o máximo possível”.

Com esses pensamentos diferentes, dificilmente uma pessoa ocupada entregará algo antes do prazo. Em compensação, a pessoa produtiva está sempre pensando em formas de entregar além do esperado.

2. Fazer o que acontece vs. fazer acontecer

Uma pessoa “ocupada” se distrai muito fácil. Isso acontece porque sem um objetivo claro, qualquer interrupção parece relevante e o que é importante mas não é urgente fica sempre deixado pra depois.

A pessoa produtiva sabe que precisa alcançar um objetivo importante. Tudo que não estiver relacionado com esse objetivo deve ser ignorado até o objetivo seja alcançado.

Faz sentido imaginar um piloto de F1 checando o Facebook a cada 5 minutos durante a corrida? Por que faria pra você?

3. Seguir as regras vs. criar as regras

Pessoas sem postura produtiva normalmente recebem uma sequência de tarefas e saem executando sem entender muito bem o porquê. Isso tira a motivação e aumenta muito a dificuldade da tarefa.

Em compensação, pessoas produtivas fazem questão de entender exatamente onde precisam chegar. A partir disso, elas conseguem criar seus próprios planos e executá-los de maneira eficiente.

Conclusão: Produza ou descanse, enrolação é desperdício

Que fique bem claro, trabalhar 37 horas por dia dificilmente é a coisa mais produtiva a se fazer. Assim como qualquer máquina, o corpo humano precisa de manutenção e se você não tiver momentos para descansar, uma hora a máquina quebra.

Por isso, não tem problema algum checar Facebook, tirar um cochilo ou levantar pra tomar uma água, desde que seja num momento em que você esteja conscientemente descansando.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

JOGO CONTRA ALZHEIMER (exercitar o cérebro)

CONHEÇA A IDADE DO SEU CÉREBRO
Este jogo (teste) japonês vai mostrar se seu cérebro é mais jovem ou
mais velho do que o resto do seu corpo.
Como jogar:

1. Clique no site abaixo

2. Quando abrir a página, tecle 'start'

3. Aguarde pelo 3, 2, 1.

4. Memorize a posição dos números e clique nos círculos, sempre do
menor para o maior número, começando pelo ZERO, se ele estiver presente.


5.No final do jogo, o computador vai dizer a idade do seu cérebro.

Boa Sorte!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra." (Provérbios 16:1)

Resolvi o que estava pendente em Marabá , aguardando a hora do voo para voltar para o Rio de Janeiro, lembrando desses dois anos , momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, que vão estar pra sempre dentro do meu coração, obrigado a todos por tudo, valeu mesmo.

Os melhores podcasts do spotify