domingo, 24 de abril de 2011

Catedral 10 anos - Você


Vídeo da banda catedral tocando a música você, tenho acompanhado a trajetória dessa banda durante muitos anos, caminho de poesia e canção, vamos juntos por muito mais...
valeu catedral.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Os imprescindíveis

Há homens que lutam por um dia e são bons.
Há outros que lutam por um ano e são melhores.
Há outros, ainda, que lutam por muitos anos e são muito bons.
Há, porém, os que lutam por toda a vida,
Estes são os imprescindíveis.
Bertold Brech

Desenvolvimento de sistemas II - Aula 01

Dsv Sist II - aula 01

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Universidade smartLabs

construa um diagrama de casos de uso para o estudo de caso do sistema de avaliação da universidade smartLabs, clique na imagem abaixo para ampliar:

domingo, 17 de abril de 2011

Estudo de caso - venda de passagens aéreas

Estudo de caso: Venda de passagens aéreas

Desenvolva um Diagrama de Casos de Uso para um sistema de venda de passagens aéreas pela internet, equivalente ao módulo de compra de passagens por um cliente, levando em consideração os seguintes fatos:

O cliente deve selecionar o local de origem( cidade e aeroporto de onde partirá) do vôo e o local de destino, informando ainda se deseja uma passagem só de ida ou passagens de ida e volta. Em seguida o cliente deve selecionar a data de partida e, se tiver optado por ida e volta, a data de retorno.

Após isso, o cliente deve pressionar o botão consultar(se as opções que lhe foram apresentadas o satisfizeram, pode acontecer de não haver vôos para a cidade desejada, caso em que o cliente será obrigado a desistir ), para visualizar os horários e classes(econômico, executivo, etc) disponíveis do vôo desejado.

Caso o cliente esteja de acordo com o horário e preço de algum vôos apresentados, então ele deve pressionar o botão comprar passagens, onde selecionará as poltronas disponíveis, bem como o número de parcelas com que deseja pagar a passagem.

Estudo caso - Hot Motors

Desenvolva um diagrama de casos de uso para o estudo de caso abaixo:

A Hot Motors é uma rede de lojas especializada em tuning (customização) de veículos. Atualmente, conta com sete lojas espalhadas em grandes centros urbanos do Brasil. O mercado de customização de veículos está em plena expansão no país e atualmente a rede fatura R$ 12 milhões anuais.

Atualmente, não possui um cadastro dos clientes, seus veículos e acessórios instalados. Em primeiro lugar, sem esse cadastro, tem-se dificuldades quando os clientes retornam às lojas para adicionar mais itens customizados nos seus veículos.

O cliente é muito fiel à marca e este cadastro é importante. Com o cadastro de clientes, veículos e acessórios instalados, poderia-se saber antecipadamente a configuração do veículo, agilizando o atendimento. Um cadastro de clientes também permitiria campanhas de marketing e promoções futuramente.

Cada oficina possui três setores: pintura, mecânica e elétrica. A pintura, além de pintar, instala pára-choques, aerofólios e outros itens no interior do veículo. A mecânica trabalha com a performance do motor, como a instalação de um Injetor de Nitro.

O setor elétrico instala aparelhagem de áudio, vídeo e iluminação. O problema nesses três setores é o fluxo do atendimento. Ele deve ocorrer na seguinte seqüência: pintura, mecânica e elétrica. É comum o cliente solicitar a remoção, ou substituição, de algum acessório que ele já possui instalado no veículo. Esse serviço também é cobrado.

A única parte informatizada na loja é o estoque. Cada loja possui um computador com acesso à internet, onde o vendedor controla o estoque usando o sistema StockOn. Atualmente, tudo o que foi instalado no veículo é anota- do em papel. Ao final do atendimento, o vendedor digita essas informações no StockOn e cobra o cliente.

Aqui, se tem mais problemas: não existe garantia de que os instaladores realmente anotaram tudo. Pode acontecer de algum acessório não ser instalado por várias razões. Isso causa discrepâncias no estoque ou, pior ainda, o cliente pode ter algum acessório instalado e sair sem pagar por ele. A razão desses problemas é que determinados acessórios, obrigatoriamente necessitam de outros acessórios para a instalação. Exemplo: um “Injetor de Nitro” requer o acessório “Cilindro” e “Conjunto de Mangueiras”. Acessórios também possuem itens opcionais. Eles devem ser sugeridos ao cliente. Exemplo: sugerir um “Intercooler” quando um “Turbo” é solicitado.

Uma boa solução seria um sistema de cadastro de clientes, veículos e acessórios instalados, juntamente com um controle de atendimento integrado com o StockOn. Por razões de infra-estrutura da loja, só os vende- dores poderiam acessar esse sistema. O controle do atendimento dentro da oficina (pintura, mecânica e elétrica) continuaria no papel, porém, com uma guia de atendimento emitida pelo sistema garantindo que a cobrança e baixa do estoque sejam corretas.

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