sábado, 22 de janeiro de 2011

O tempo pode passar
Mas não passam os meus sonhos
Atravessar o deserto e depois de tudo ainda crer na promessa

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

IDE NetBeans


O NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software na linguagem Java, C/C++, PHP, Groovy, Ruby e muito mais. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS. O NetBeans IDE oferece aos desenvolvedores ferramentas necessárias para criar aplicativos profissionais de desktop, empresariais, Web e móveis multiplataformas.

O NetBeans foi iniciado em 1996 por dois estudantes tchecos na Universidade de Charles, em Praga, quando a linguagem de programação Java ainda não era tão popular como atualmente. Primeiramente o nome do projeto era Xelfi, em alusão ao Delphi, pois, a pretensão deste projeto era ter funcionalidades semelhantes aos IDE´s (ambiente de desenvolvimento integrado) então populares do Delphi que eram mais atrativas por serem ferramentas visuais e mais faceis de usar, porém com o intuito de ser totalmente desenvolvido em Java.

Em 1999 o projeto já havia evoluído para uma IDE proprietário, com o nome de NetBeans DeveloperX2 nome este que veio da idéia de reutilização de componentes que era a base do Java. Nessa época a empresa Sun Microsystems havia desistido de sua IDE Java Workshop e procurando por novas iniciativas adquiriu o projeto NetBeans DeveloperX2 incorporando-o a sua linha de softwares.

Por alguns meses a Sun mudou o nome do projeto para Forte for Java e o manteve por um bom tempo como software proprietário, porém, em junho de 2000 a Sun disponibilizou o código fonte do IDE NetBeans tornando-o uma plataforma OpenSource. Desde então a comunidade de desenvolvedores que utilizam e contribuem com o projeto não parou de crescer, tornando-se uma das IDE´s mais populares atualmente.
[editar] O que é o NetBeans

A IDE NetBeans é um ambiente de desenvolvimento multiplataforma, auxiliando programadores a escrever, compilar, debugar e instalar aplicações, e foi arquitetada em forma de uma estrutura reutilizável que visa simplificar o desenvolvimento e aumentar a produtividade, pois reúne em uma única aplicação todas estas funcionalidades. Totalmente escrita em Java, mas que pode suportar qualquer outra linguagem de programação que desenvolva com Swing, como o C, C++, Ruby e PHP. Também suporta linguagens de marcação como XML e HTML.

O NetBeans fornece uma base sólida para a criação de projetos e módulos, possui um grande conjunto de bibliotecas, módulos e API´s (Application Program Interface, um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas para a construção de aplicativos de software) além de uma documentação vasta inclusive em português bem organizada, tais ferramentas auxiliam o desenvolvedor de forma a escrever seu software de maneira mais rápida. A distribuição da ferramenta é realizada sob as condições da SPL (Sun Public License), uma variação da MPL (Mozilla Public License), esta licença tem como objetivo garantir a redistribuição de conhecimento à comunidade de desenvolvedores quando novas funcionalidades forem incorporadas à ferramenta.

Atualmente está distribuído em diversos idiomas e isto tem o tornado cada vez mais popular, facilitando o acesso a iniciantes em programação e possibilitado o desenvolvimento de aplicativos multilíngüe.

Como o NetBeans é escrito em Java, é independente de plataforma, funciona em qualquer sistema operacional que suporte a máquina virtual Java (JVM).

Alguns dos seus principais recursos são:

* editor de código fonte integrado, rico em recursos para aplicações Web (Servlets e JSP, JSTL, EJBs) e aplicações visuais com Swing que é uma API (Interface de Programação de Aplicativos) Java para interfaces gráficas. A API Swing procura desenhar por contra própria todos os componentes, ao invés de delegar essa tarefa ao sistema operacional, como a maioria das outras APIs de interface gráfica trabalham;
* visualizador de classes integrado ao de interfaces, que gera automaticamente o código dos componentes de forma bem organizada, facilitando assim o entendimento de programadores iniciantes;
* suporte ao Java Enterprise Edition, plataforma de programação de computadores que faz parte da plataforma Java voltada para aplicações multicamadas, baseadas em componentes que são executados em um servidor de aplicações;
* plugins para UML, Unified Modeling Language, linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, e desenvolvimento remoto em equipes; interface amigável com CVS ou Concurrent Version System (Sistema de Versões Concorrentes) é um sistema de controle de versão que permite que se trabalhe com diversas versões de arquivos organizados em um diretório e localizados local ou remotamente, mantendo-se suas versões antigas e os logs de quem e quando manipulou os arquivos;
* CSS, algumas funcionalidades para editar folhas de estilos como destaques, recursos de auto-completar, análise de código;
* help local e on-line; debug apurado de aplicações e componentes;
* auto-completar avançado; total suporte ao ANT, ferramenta de automatização da construção de programas e TOMCAT, servidor de aplicações Java para web;
* integração de módulos;
* suporte a Database (banco de dados), Data view e Connection wizard que são os módulos embutidos na IDE; geração de Javadoc: a ferramente permite a geração automática de arquivos javadoc em HTML a partir dos comentários inseridos no código, além de recursos que facilitam a inclusão de comentários no código.

Link para download do NetBeans + jdk

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O monge e o executivo


Esta semana terminei a leitura do livro o monge e o executivo, vou tomar emprestado algumas frases do livro pra deixar para reflexão, excelente livro.

"Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum."

" A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e à influência que estabelece sobre as pessoas."

" Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas."

" Amigos, há apenas duas coisas na vida que vocês têm que fazer. Vocês têm que morrer e fazer escolhas. Dessas não há como escapar."

" Quando você nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Viva sua vida de tal maneira que, quando você morrer, o mundo chore e você se regozije."

" Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo."

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tecnologia ou metodologia


O vídeo metodologia ou tecnologia apresenta como temática principal a modernização de um ambiente escolar pautado em uma abordagem tradicional, Freire critica esta opressão “pedagógica” ao falar da educação bancária, em que o professor “deposita” o conteúdo nos alunos passivos, estes o absorvem e “devolvem” no momento das avaliações/provas:

O educador é o que educa; os educandos, os que são educados; o educador é o que sabe; os educandos, os que não sabem; o educador é o que pensa; os educandos, os pensados; o educador é o que diz a palavra; os educandos, os que a escutam docilmente; o educador é o que disciplina; os educandos, os disciplinados; o educador é o que opta e prescreve sua opção; os educandos os que seguem a prescrição; o educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que atuam; o educador escolhe o conteúdo programático; os educandos se acomodam a ele; o educador identifica a autoridade do saber com sua autoridade funcional, que opõe antagonicamente à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se às determinações daquele; o educador, finalmente, é o sujeito do processo; os educandos, meros objetos (Freire, 1983, p.68).

Trocar a lousa e o giz pelo projetor e outros tantos recursos tecnológicos disponíveis nos tempos atuais apenas transforma a educação bancária tradicional em uma educação bancária modernizada.

Equipar escolas com computadores não é o suficiente para que se mude a mentalidade de seus professores. Pelo contrário, em várias instâncias a mera presença dos computadores tão temidos pelos professores provocou imediata rejeição. Freqüentemente, os computadores novos em folha acabaram armazenados, sem serem usados, nos banheiros das escolas (Poppovic, 1996).

As palavras de Poppovic refletem ainda hoje a nossa realidade, infelizmente diversas escolas tem adotado esta prática, investindo na montagem de laboratórios de informática, dando a ilusão aos pais, de que seus filhos estão sendo devidamente preparados para o mercado de trabalho cada vez mais informatizado e exigente, na verdade o que ocorre é que na maior parte do tempo por falta de supervisão pedagógica os laboratórios são utilizados pelos alunos para navegação em redes sociais, alimentando cada vez mais a forte tendência dispersiva que os alunos têm no cotidiano, quando, por exemplo, eles ficam estudando e ouvindo música, tudo ao mesmo tempo. Hoje vivemos no oceano da informação, educadores que nasceram em outro momento da história, por vezes tem receio de orientar a sua bússola e se lançar no mar do conhecimento que é a internet e as novas tecnologias da informação e comunicação, tem medo do aluno porque ele é privilegiado na relação que tem com a tecnologia, Ele aprende rapidamente a navegar, sabe trabalhar em grupo e tem certa facilidade de produzir materiais audiovisuais.

Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode nos ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender. (MORAN, 2000, p. 63).

Desenvolver atividades utilizando computadores somente por modismos pode não ser a melhor maneira de aproveitar tudo que os recursos tecnológicos têm para nos oferecer, nem sempre as atividades podem estar contribuindo para o processo de construção do conhecimento, a preparação continuada do professor, aliando os seus conhecimentos pedagógicos, área de atuação e do emprego da tecnologia da informação e comunicação, faz-se uma tríade importante e determinante para o sucesso da adoção de novas maneiras de se trabalhar em sala de aula e fora dela, em um mundo sem barreiras o docente deve ser dinâmico, adaptável, flexível e compromissado com os seus objetivos, tendo consciência que o computador não trará nenhum diferencial se não for usado como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento, a utilização do software educacional Gcompriz, por exemplo, tendo sido um aliado no ensino de diversas disciplinas da educação básica, conceitos apresentados em sala podem ser trabalhados no software de uma maneira mais atrativa pelas crianças, ou seja, os meios tecnológicos utilizados na educação devem ser fruto da criatividade e da investigação, devem se apresenta como um recurso nas mãos do educador e não um fim em si mesmo, deve fortalecer ao professor como facilitador na missão de ensinar o estudante a aprender, trazendo o estudante para dentro do universo que ele está acostumado e ambientado, socializando este estudante com os outros que aprendem.

Manoel Bessa

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