terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O sentimento não pode parar

ouça no MySpace do catedral

Código da Vinci Verdade ou Mentira? Refutando ao Código da Vinci

AS MENTIRAS DO CÓDIGO DA VINCI ( revista Galileu )

Recomendo que leiam e divulguem a reportagem que a revista Galileu, edição de Maio de 2006, lançou sobre as mentiras do Código Da Vinci. Abaixo transcrevo a introdução que a revista faz sobre o assunto:

A trama de “O Código da Vinci” é boa, mas não se iluda: ali, quase nada é história com H maiúscula.

“Todas as descrições de obra de arte, arquitetura, documentos e rituais secretos neste romance corresponde rigorosamente a realidade”, explica Dan Brown antes de começar a narrativa do livro”O código Da Vinci”. Numa página chamada “fotos”, o autor garante que a obra mistura ficção e realidade. E nesta última está inclusa a existência do Priorado de Sião, sociedade secreta por trás da “teoria” que sustenta o enredo. Não queremos ser estraga-prazeres, mas, na verdade, Brown mentiu. Por mais interessante que seja, a origem do Priorado não é exatamente como foi apresentada. Ela não passa de um ótimo exercício de criatividade, assim como todo o enredo do livro.

Obviamente isso vale também para a versão cinematográfica da obra, que chega aos cinemas do mundo todo em maio. Aliás, a história desses supostos “fatos verdadeiros” que inspiraram toda a trama de “O código Da Vinci” parece ainda mais fantástica do que a do próprio livro. Trata-se de um caso repletos de falsificações de documentos, segredos milenares inexistentes, lendas que se transformaram em evidências e, claro, muita gente disposta não só a sustentar toda a mentira, como a acreditar nela também. (Revista Galileu, maio de 2006. Pág. 67) .



ERROS DO CÓDIGO DA VINCI

“No renascimento, ciência era sinônimo de heresia”
O renascimento foi onde floresceu as artes e a ciência.

Godofredo de Buillon foi Rei da França
Godofredo foi líder das primeiras cruzadas, jamais rei da França.

As Catedrais foram construídas pelos Templários.
As Catedrais nunca foram construídas pelos Templários. Pouquíssimos lugares na Europa possuem Igrejas construídas por Templários.

O inglês é uma língua pura porque não tem raízes latinas.
Jamais o inglês foi visto como língua pura, sendo que não é tão precisa. Na idade Média quase ninguém usava o inglês.

Da Vinci é sobrenome de Leonardo.
O Sobrenome de Leonardo é Ser Piero d'Antonio.

O quadro A Santa Ceia é um afresco.
A Santa Ceia é uma pintura e não um afresco. Afresco é uma técnica de pintura feita em paredes ou tetos rebocados enquanto a argamassa ainda está úmida.

Os manuscritos do Mar Morto contam verdadeira historia do Graal, e que o Vaticano tentou evitar que fossem divulgados.
Os manuscritos do Mar Morto foram descobertos em 1947, não falam absolutamente nada de Graal, estão muito bem guardados pelo estado de Israel e pesquisadores do mundo todo e de todos os credos trabalham livremente com eles.

Há “monges” do Opus Dei
Opus Dei é um prelado, não uma Ordem Religiosa, por isso, não tem monges, padres ou freiras.

O Louvre tem um Curador
O Louvre possui 60 Curadores.

A Pirâmide tem 666 losangos de vidro
Ela é composta por 673 losangos de vidro (pode-se ver isto no artigo de aniversário da pirâmide do Louvre)

A aceitação oficial dos 4 Evangelhos se deu com Constantino, em 325, no Concílio de Nicéia.
O cânon de Muratori em 180 já afirmava os 4 Evangelhos.

Catedrais góticas foram construídas pelos Templários e sua forma lembram o útero feminino
Existem pouquíssimas Igrejas construída por templários na Europa e as catedrais góticas foram inspiradas, como seu próprio nome diz, na arquitetura germanica/goda e seu formato procura reproduzir as florestas escuras germânicas.

Os Jogos Olímpicos da antiguidade celebravam-se em honra de Afrodite
Os Jogos Olímpicos da antiguidade celebravam-se em honra de Zeus.

A ausência do cálice na pintura de Leonardo como prova de que da Vinci não sabia nada do que estava envolvido no Graal
O quadro A Última Ceia não se refere à Instituição da Eucaristia, mas ao Evangélio de São João, que não menciona este momento, mas momento de "um de vocês me trairá."

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

História do violão


Sem sombra de dúvidas uma longa história que começou a ser descoberta há quase dois mil anos antes de cristo. Na antiga Babilônia arqueologistas encontraram placas de barro com figuras seminuas tocando instrumentos musicais, muitos deles similares ao violão atual (1900-1800 a.C). Um exame mais detalhado nos mostra que há diferenças significativas no corpo e no braço.

O fundo é chato, portanto sem relação com o alaúde, de fundo côncavo. As cordas são pulsadas pela mão direita, mas o número de cordas não é preciso mas em algumas placas pelo menos duas cordas são visíveis. Indícios de instrumentos similares ao violão foram encontrados em cidades como Assíria, Susa e Luristan.

EGITO: O único instrumento de cordas pulsadas era a HARPA de formato côncavo que depois foi acrescentada de um braço com trastes cuidadosamente marcados e cordas feitas de tripa animal. Pouco tempo depois estas características se combinariam e evoluíram para um instrumento ainda mais próximo do violão.

ROMA: Instrumento totalmente de madeira surge (30 a.C-400 d.C) . O tampo que antes era de couro cru (semelhante ao banjo) agora é de madeira e possui cinco buracos. É importante frisar que nas catacumbas egípcias foram encontradas instrumentos com leves curvas características do violão.

O primeiro instrumento de cordas europeu, de origem medieval data de 300 anos depois de cristo, e possuía um corpo arredondado que se interligava com um braço de comprimento considerável. Este tipo de instrumento foi utilizado por muitos anos e foi o antepassado provavelmente da teorba.

Há também a descrição de outro instrumento datado da Dinastia Carolingian que pode ser de origem tanto alemã como francesa.Este instrumento possuía formato retangular e seu corpo era equivalente ao seu braço.

Em ilustrações pode se observar que na “mão ” do instrumento ( de formato arredondado) se encontravam de quatro e as vezes cinco tarraxas de afinação, com um número de cordas equivalente. Este instrumento manteve seu formato e suas definições até o século quatorze.

Paralelamente á este instrumento, outro começou a se desenvolver. Possuía leves curvas nas laterais do corpo tornando-o mais anatômico e confortável. Descrições deste instrumento foram encontradas em catedrais inglesas, espanholas e francesas datadas do fim do século quatorze. Surgia então a guitarra.

É importante frisar que haviam distinções, como a guitarra Latina e a guitarra Morisca. A guitarra Morisca , como o nome indica, tinha origem Moura, devido a colonização da Espanha e da África do Norte.

Este instrumento possuía um corpo oval e o tampo possuía vários furos ornamentados chamados de Rosetas. Era totalmente remanescente do Alaúde, e dentro deste conceito uma série de outros modelos, com diferentes números de cordas também existiam .

Já a guitarra Latina , tinha as curvas nas laterais do corpo que marcariam o desenho já quase definitivo do instrumento. A guitarra latina ( assim como a Morisca ) gozavam de grande popularidade e gosto na Europa Medieval.

Essa popularidade se devia principalmente a presença dos “Trovadores”, músicos de natureza nômade que com suas performances e constantes viagens enriqueceram a cultura européia e impulsionaram a popularidade e reconhecimento do instrumento.

Até a Idade Média as informações sobre a guitarra eram obtidas de maneira indireta na sua maioria, através de afrescos, pinturas e pequenas anotações da época. A partir do período Barroco, as informações sobre instrumentos em geral e sobre música são muito mais claras e precisas.

Embora não seja bem definida, pois existem segundo musicólogos várias teorias para o sua criação, odiernamente apresentam-se duas, citadas por Emílio Pujol na sua conferência de nome “La guitarra y su História” que ocorreu em Paris no dia 9 de Novembro de 1928, onde resolveu que:

A primeira hipótese é de que o Violão seria derivado da chamada “Khetara grega”, que com o domínio do Império Romano, passou a se chamar “Cítara Romana”, era também denominada de “Fidícula”.

Teria chegado á península Ibérica por volta do século I d.C. com os romanos; este instrumento se assemelhava á “Lira” e, posteriormente foram acontecendo as seguintes transformações: os seus braços dispostos da forma da lira foram se unindo, formando uma caixa de ressonância, a qual foi acrescentado um braço de três cravelhas e três cordas, e a esse braço foram feitas divisões transversais (trastes) para que se pudesse obter de uma mesma corda a ser tocado na posição horizontal, com o que ficam estabelecidas as principais características do Violão.

A segunda hipótese é de que o Violão seria derivado do antigo “Alaúde Árabe” que foi levado para a península Ibérica através das invasões muçulmanas, sob o comando de Tariz.

Os mouros islamizados do Maghreb penetraram na Espanha cerca de ( 711 ) e conseguiram vencer o rei visigodo Rodrigo, na batalha de Guadalete. A conquista da península ( 711-718 ), formou um emirado subordinado ao califado de Bagdá.

O Alaúde Árabe que penetrou na península na época das invasões, foi um instrumento que se adaptou perfeitamente á s atividades culturais da época e, em pouco tempo, fazia parte das atividades da côrte. Acreditava-se que desde o século VIII tanto o instrumento de origem grega como o Alaúde Árabe viveram mutuamente na Espanha.

Isso pode-se comprovar pelas descrições feitas no século XIII, por Afonso, o sábio, rei de Castela e Leão ( 1221-1284 ), que era um trovador e escreveu célebres cantigas através das ilustrações descritas nas cantigas de Santa Maria, que se pode pela primeira vez comprovar que no século XIII existiram dois instrumentos distintos convivendo juntos.

O primeiro era chamado de “Guitarra Moura” e era derivado do Alaúde Árabe. Este instrumento possuía três pares de cordas e era tocado com um plectro (espécie de palheta ); possuía um som ruidoso. O outro era chamado de “Guitarra Latina”, derivado da Khetara Grega.

Ele tinha o formato de oito com incrustações laterais, o fundo era plano e possuía quatro pares de cordas. Era tocado com os dedos e seu som era suave, sendo que o primeiro estava nas mãos de um instrumentista árabe e o segundo, de um instrumentista romano.

Isso mostra claramente as origens bem distintas dos instrumentos, uma árabe e a outra grega; que coexistiram nessa época na Espanha. Observa-se, portanto, como a origem e a evolução do Violão estiveram intimamente ligadas á Espanha e a sua história.

Como este instrumento passou a chamar-se “Violão”? Em outros países de língua não portuguesa o nome do Violão é guitarra, como pode se ver em inglês (Guitar), francês (Guitare), alemão (Gitarre), italiano (Chitarra), espanhol (Guitarra).

Aqui no Brasil especificamente quando se fala em guitarra quer se denominar o instrumento elétrico chamado Guitarra Elétrica. Isso ocorre porque os portugueses possuem um instrumento que se assemelha muito ao Violão e que seria atualmente equivalente á nossa “Viola Caipira”.

A Viola portuguesa possui as mesmas formas e características do Violão, sendo apenas pouco menor, portanto, quando os portugueses se depararam com a guitarra (Espanhol), que era igual a sua viola sendo apenas maior, colocaram o nome do instrumento no aumentativo, ou seja, Viola para Violão.

O VIOLÃO NO BRASIL

A VIOLA, instrumento de dez cordas ou 5 cordas duplas, precursor do violão e popularíssima em Portugal, foi introduzida no Brasil pelos jesuítas portugueses, que a utilizavam na catequese. Já no século XVII, referências são feitas á viola em São Paulo, uma delas colhida por Mário de Andrade: “Em 1688 surge uma certa viola avaliada em dois mil réis, preço enorme para o tempo.

E, caso curioso, esta guitarra pertenceu a um dos mais notáveis bandeirantes do século XVII: Sebastião Paes de Barros.”

Ainda na mesma obra, Mário de Andrade cita Cornélio Pires, para quem a viola é um dos instrumentos que acompanha as danças populares de São Paulo. A confusão entre a viola e violão começa em meados do século XIX, quando a viola é usada com uma afinação própria do violão, isto é, lá, ré, sol, si, mi.

A confusão no uso do termo viola/violão, continua nessa época como atesta Manuel Antônio de Almeida, autor da Memórias de um Sargento de Milícias (1854-55), quando se refere muitas vezes com terminologia da época do final da colônia, á viola em vez de violão ou guitarra sempre que trata de designar o instrumento urbano com o qual se acompanhava as modinhas.

A viola, hoje, tornou-se a viola-caipira, instrumento típico do interior do país, e o violão, depois de ter sua forma atual estabelecida no final do século XIX, tornou-se um instrumento essencialmente urbano no Brasil. O violão também tornou-se o instrumento favorito para o acompanhamento da voz, como no caso das modinhas, e, na música instrumental, juntamente com a flauta e o cavaquinho, formou a base do conjunto do choro.

Por ser usado basicamente na música popular e pelo povo, o violão adquiriu má fama, instrumento de boêmios, presente entre seresteiros, chorões, tornandos-se sinônimo de vagabundagem. Assim o violão foi considerado durante anos.

Os primeiros a cultivar o instrumento de uma maneira séria foram considerados verdadeiros heróis.

O engenheiro Clementino Lisboa foi o primeiro a se apresentar em público tocando violão, especialmente no Clube Mozart, o centro musical da elite carioca fin-de-siècle. Ainda algumas figuras proeminentes da sociedade carioca dedicaram-se ao instrumento na tentativa de reerguê-lo, tal é o caso do desembargador Itabaiana, do escritor Melo Morais e dos professores Ernani Figueiredo e Alfredo Imenes.

Um dos precursores do violão moderno no Brasil foi Joaquim Santos (1873-1935) ou Quincas Laranjeiras, fundador da revista O Violão em 1928, e que nos últimos anos de vida dedicou-se a ensinar o violão pelo método de Tárrega.

Uns anos antes, 1917, Augustin Barrios se apresenta em uma série de recitais no Rio de Janeiro, tocando o instrumento de uma forma nunca vista/ouvida antes. Segue-se a tournée de Josefina Robledo, que tendo permanecido aqui por algum tempo, estabelece os fundamentos da escola de Tárrega.

Dessa época destaca-se a agora reconhecida obra de João Teixeira Guimarães (1883-1947) ou João Pernambuco, sobre quem Villa-Lobos dizia, a respeito de suas obras: “Bach não teria vergonha de assiná-las como suas.”

Atualmente a obra de João Pernambuco é bem conhecida graças ao trabalho de Turíbio Santos e Henrique Pinto.

Aníbal Augusto Sardinha (1915-1955), o Garoto, foi um dos precursores da bossa-nova. Atualmente as excelentes obras de Garoto ganharam vida nova, graças a Paulo Bellinati, que recuperou, editou e gravou boa parte de sua obra.

Mencionamos o samba-exaltação Lamentos do Morro, os choros Tristezas de um violão, Sinal dos Tempos, Jorge do Fusa e Enigma, e a Debussyana, entre tantas outras. Ainda na linha da música popular destacam-se Américo Jacomino (1916-1977), Nicanor Teixeira, e mais recentemente a figura de Egberto Gismonti com suas obras Central Guitare e Variations pour Guitare (1970), ambas de caráter experimental.

Também Paulo Bellinati realiza excelente trabalho como compositor, obras como Jongo, Um Amor de Valsa e Valsa Brilhante já ganharam notoriedade.

O violão no Brasil passou a se desenvolver, principalmente, em dois grandes centros, Rio e São Paulo, de onde vem a maioria dos grandes violonistas brasileiros, que tiveram ou têm sua formação instrumental com os professores destas cidades.

Em São Paulo, o excepcional trabalho desenvolvido pelo violonista uruguaio Isaías Savio (1900-1977), que teve sua formação violonística com Miguel Llobet, resultou em uma das melhores escolas de violonistas da América do Sul.

Depois de residir na Argentina, Savio radicou-se definitivamente no Brasil, primeiro no Rio, depois em São Paulo. Nesta cidade, onde desenvolveu a maior parte do seu trabalho, fundou a Associação Cultural Violonística Brasileira, e em 1947 tornou-se professor de violão do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, como fundador da cadeira de violão, a primeira do país.

Ainda em 1951, participou da fundação da Associação Cultural de Violão de São Paulo. Além desta intensa atividade, Savio se distinguiu pela composição de mais de 100 obras para o instrumento e cerca de 300 transcrições e revisões.

Hoje em dia suas compilações de estudos ainda são usadas em muitas escolas por todo o país.

Entre os discípulos de Savio que mais se destacaram está Antonio Carlos Barbosa-Lima (1944), que aos 13 anos estreou como concertista e aos 14 gravou seu primeiro LP.

Barbosa-Lima é na atualidade um dos mais conceituados violonistas, tanto em concertos, como na edição, transcrição e comissão de novas obras para o instrumento. Basta dizer que a Sonata op. 47 de Alberto Ginastera foi por ele comissionada e a ele dedicada.

Henrique Pinto, também aluno de Savio, é reconhecidamente um dos mais importantes pedagogos do instrumento na atualidade. Além de desenvolver uma grande atividade como editor e revisor de obras para violão, Henrique é o responsável por uma geração dos melhores violonistas brasileiros. Entre estes estão: Angela Muner, Jácomo Bartoloni, Edelton Gloeden, Ewerton Gloeden e Paulo Porto Alegre.

Ainda de São Paulo devemos citar a Manoel São Marcos e sua filha Maria Lívia São Marcos, radicada na Europa, e Pedro Cameron, também compositor de excelentes obras como Repentes, vencedora do 1º Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita para piano ou violão - 1978.

No Rio, destaca-se a figura de Antonio Rebelo (1902-1965), que também foi aluno de Savio quando da residência deste no Rio. Rebelo desenvolveu atividades como docente, impulsionando o violão na cena musical.

Entre seus discípulos estão Jodacil Damasceno, Turíbio Santos, Sérgio e Eduardo Abreu.

Jodacil Damasceno (1929), além dos estudos com Rebelo, estudou com Oscar Cáceres.

Turíbio Santos (1943), também estudou com estes dois mestres e com Julian Bream e Andrés Segóvia. Santos foi o primeiro brasileiro a vencer, em 1965, o Concurso Internacional de Violão da O.R.T.F., em Paris.

Fez a primeira gravação integral dos doze Estudos de Villa-Lobos e participou da estréia mundial do Sexteto Místico, também de Villa-Lobos.

Turíbio é um dos maiores divulgadores da obra do grande compositor brasileiro e hoje dirije o Museu Villa-Lobos no Rio.

Os irmãos Abreu, Sérgio (1948) e Eduardo (1949), desenvolveram uma das mais brilhantes carreiras de concertistas internacionais. Ambos estudaram com seu avô Antonio Rebelo e com Adolfina Raitzin de Távora.

Foram premiados, em 1967, no Concurso Internacional de Violão da O.R.T.F.. Realizaram inúmeras gravações na Inglaterra, e se destacaram como um dos melhores duos de violão de todos os tempos.

Atualmente, Sérgio dedica-se á construção de violões. Ainda devemos mencionar outros violonistas cariocas como Léo Soares, Nicolas Barros, Marcelo Kayath, também premiado em Paris, e o brilhante Duo Assad, formado pelos irmãos Sérgio e Odair.

A música brasileira para violão tem se desenvolvido, praticamente, á sombra da excepcional, embora pequena, obra de Villa-Lobos, que continua sendo a mais conhecida nos meios violonísticos nacionais e internacionais. Alguns compositores tentaram reprisar o sucesso dos 12 estudos.

Este é o caso de Francisco Mignone (1897-1986), que com sua série de 12 Estudos (1970), dedicados e gravados por Barbosa-Lima, não obteve o sucesso musical almejado.

Já o mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1943), compôs Seven Brazilian Etudes (1972), também dedicados a Barbosa-Lima, nos quais demonstra um nacionalismo e lirismo da mais pura escola nacionalista.

O compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), uma das figuras mais proeminentes da música brasileira escreveu pouco, mas bem, para violão. O Ponteio (1944), dedicada e estreada por Abel Carlevaro, a Valsa-Choro e os três pequenos Estudos, apresentam-se com uma linguagem mais livre da influência da obra violonística de Villa-Lobos.

Mais original quanto a sua linguagem musical é a obra de Radamés Gnatalli (1906-1988).

A forte ligação de Gnatalli á música popular brasileira é claramente visível em várias de suas obras que misturam a música urbana carioca a uma refinada técnica e musicalidade.

Das suas obras para violão, destacam-se os vários concertos para violão e suíte Retratos para dois violões, Sonata para violoncelo e violão e a Sonatina para violão e cravo, além da inclusão do violão em várias obras para grupo instrumental de caráter regionalista.

Edino Krieger (1928) compôs uma das mais importantes obras para o repertório dos últimos tempos. A Ritmata (1975), dedicada a Turíbio Santos, explora novos efeitos instrumentais e associa uma linguagem atonal a procedimentos técnicos utilizados por Villa-Lobos.

A obra de Almeida Prado (1943) Livro para seis cordas (1974) apresenta uma concepção musical originalíssima livre de qualquer influência violonística tradicional e que delineia bem o estilo deste compositor; esta obra ainda apresenta certas semelhanças com as Cartas Celestes (1974) para piano quanto á sua concepção sonora.

Marlos Nobre (1939) tem na série Momentos a sua obra mais importante para violão. Escrita a pedido de Turíbio Santos e projetada para 12 números, os primeiros quatro foram escritos entre 1974 e 1982.

Ainda de Nobre destaca-se a Homenagem a Villa-Lobos e Prólogo e Toccata op. 65. Para dois violões, Marlos Nobre recriou 3 Ciclos Nordestinos dos originais para piano, ótimas obras miniaturas que utilizam motivos do folclore nordestino.

Ricardo Tacuchian (1939) escreveu Lúdica I (1981), dedicada a Turíbio Santos, em que apresenta uma linguagem contemporânea com toques de nacionalismo e efeitos sonoros os mais diversos.

A sua Lúdica II (1984), escrita em homenagem a Hans J. Koellreutter, é uma obra mais tradicional quanto á sua concepção sonora. Jorge Antunes (1942) escreveu Sighs (1976), na qual o autos requer uma afinação especial para o segundo movimento, uma invenção em torno da nota si.

Lina Pires de Campos escreveu o excelente Ponteio e Toccatina (1978), obra premiada no 1º Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita para Piano ou Violão - 1978.

Deste mesmo evento surgiram novas obras, como o já mencionado repentes de Pedro Cameron, a Suíte Quadrada de Nestor de Holanda Cavalcanti e o ótima Verdades de Márcio Cortes.

Ainda cabe aqui mecionar a obra do boliviano, radicado e ligado a Curitiba e ao Brasil durante anos, Jaime Zenamon (1953), dono de uma excelente e prolífica produção para o instrumento que tem sido extremamente bem aceita nos meios violonísticos internacionais.

Entre suas obras destacam-se Reflexões 7, Demian, The Black Widow, Iguaçu para violão e orquestra, Reflexões 6 para violoncelo e violão, e a Sonatina Andina para dois violões.

Referências Bibliográficas: A Evolução do Violão na História da Múscica / autor : Eduardo Fleury Nogueira / 1991 / São Paulo. História do Violão / autor: Norton Dudeque / 1958 / Curitiba.

Elisa Toffoli


Elisa - Dancing @ Jerry Lewis MDA Telethon from Elisa Toffoli on Vimeo.

Aula de guitarra e violão


Fala ai pessoal, o meu blog possui alguns anúncios, a partir de janeiro vou iniciar um curso de violão e guitarra aqui no blog, publicarei materiais tais como vídeos, imagens, textos, desde o iniciante até o avançado, publicarei também mini-cursos na área de informática, cada publicação estará condicionada a quantidade de cliques dos visitantes nos anúncios, se você tem interesse em aprender a tocar violão e guitarra ou aprender informática, é só clicar
e mais uma aula ficará disponível, a cada 100 cliques no anúncio eu posto uma aula, o material é o mesmo que eu utilizava com os meus alunos nas aulas presenciais, ta lançada à idéia, agora é por conta de vocês.
Um abraço. Manoel Bessa.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz natal

Quero desejar a todos vocês um Feliz Natal e que o aniversariante possa nos abençoar com as ricas bênçãos do céu.
é o que deseja Manoel e família

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

COISAS QUE NINGUÉM CONTA PRA GENTE!

Serviço 102(Informações)

Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05.
Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas R$ 0,29 por informação fone 0300-789-5900 e outro completamente gratuito 0800 2800102

Para informações da lista telefônica, use o
nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144 são pagos e caros.


*Correios*

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar correspondência,
observe que se enviar algo de pessoa física para pessoa física, num envelope
leve, ou seja, que contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer
lugar/Estado, e bem abaixo do local onde
coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social', você pagará somente R$0,01 por
ela. Isso está nas Normas afixadas nas agências dos correios, mas é claro que
não está escrito em letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se
paga pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social', conforme explicado
acima custará em torno de R$0,27 (a grama). Agora imaginem no Brasil
inteiro,quantas pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos por uma
carta pessoal diariamente?

*Telefone Fixo para Celular*
A MELHOR DE TODAS!!!


Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um telefone celular, será
cobrada sempre uma taxa a mais do que uma ligação normal, ou seja, de celular
para celular. Mas se acrescentar um número a mais, durante a discagem, lhe será
cobrada apenas a tarifa local normal..

Resumindo: Ao ligar para um celular sempre repita o ultimo dígito do número.

Exemplos:
9XXX - 2522 + 2
9X7X - 1345 + 5

Atenção: o número a ser acrescido deverá ser sempre o último número do telefone
celular chamado !


Serviços bancários pela Internet

Para quem acessa o Home Banking de casa. Vale a pena ler e se prevenir.
Quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site:
1 - Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto. Se ele permanecer na tela sem minimizar,é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site do banco, digite SUA SENHA ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.
Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.

não sei se é tudo verdade, mas de qualquer maneira vale a pena conferir...

Como fazer a atualização do AVG 8 de forma manual

O AVG atualmente é o antivirus mais usado em nosso país.

Porém, em sua edição gratuita, às vezes podem haver erros durante sua atualização (update), isso pelo fato de haver grande sobrecarga nos servidores que fornecem as atualizações ao Avg.

Outro caso também muito comum é aquele das pessoas que usam o Avg em um computador que não tem acesso à internet. Neste caso específico é só seguir as dicas abaixo em um computador com acesso à internet mas lembrando que será preciso gravar o(s) arquivo(s) descritos abaixo em um cd ou pendrive e levá-lo(s) para o outro computador que não tenha acesso à internet.

A solução para esta questão é simples.

A empresa Grisoft, criadora do Antivirus Avg, oferece os arquivos necessários à atualização (.bin) para serem baixados.

Para fazer o download acesse este endereço abaixo:

http://free.grisoft.com/ww.download-update

Você verá então uma tela como esta abaixo:

OBSERVAÇÃO: CLIQUE SOBRE AS IMAGENS PARA QUE ELAS SEJAM MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.

Logo abaixo você verá os links dos arquivos, então é só clicar sobre eles e fazer o download, como é mostrado na figura abaixo:




Se esta for a primeira primeira vez que você está atualizando o Avg, escolha a primeira opção para Windows "All necessary modules". caso seja a atualização da semana, clique em AVI 270.9.0 ( o número irá variar de acordo com os pacotes lançados)

Salve os arquivos que você acabou de baixar em uma pasta de seu HD.

Execute o AVG e acesse a aba: Ferramentas e selecione a opção: Atualização a partir do diretório... como é demonstrado na figura abaixo:



Agora é só procurar pela pasta onde você salvou os arquivos baixados (.bin), selecioná-la e clicar no botão: Ok, como é demonstrado nesta imagem:
Depois disso aparecerá mais esta tela abaixo e então é só clicar no botão Atualizar:
Parabéns! Seu Avg está atualizado e pronto para uso.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Catedral 20 anos na Estrada Ao Vivo volumes 1 e 2


CD I

1- Inexoravelmente

2- Eu amo mais você

3- Do meu querer * Part. Especial: Liah

4- A poesia e Eu

5- O sonho não acabou

6- Um minuto

7- Feliz

8- Estrelas do amanhã

9- Balada de uma saudade

10- Um dia

11- Carpe diem

12- Tchau * Part. Especial: Luka

13- Atemporal


CD II

1- Joga Fora

2- Quem disso que o amor pode acabar? * Part. Especial: Alex Motta

3- Duvidas em mim

4- Mil maneiras

5- Enquanto o Sol brilhar * Part. Especial: Vinny

6- Uma canção de amor pra você

7- O que é que há rapaz?

8- O nosso amor

9- A beleza eterna

10- Para um novo tempo começar

11- Eu tenho * Part. Especial: Sinal de Alerta

12- No mais intimo momento de mim


13- A tempestade e o sol - instrumental


Qualidade e conteúdo em 26 músicas! 22 releituras de grandes sucessos da banda catedral nesses 20 anos de Estrada vale a pena cada centavo, um show de competência no arranjo das canções, nos solos de guitarra e baixo, quem comprar com certeza não vai se arrepender. Valeu gente um abraço.



13- A tempestade e o sol – instrumental /especial




David Quinlan com novo DVD

Fala ai amigos, antes de comentar sobre o novo dvd do David Quinlan, gostaria de esclarecer que não estou recebendo nenhum centavo para fazer propaganda, estou apenas deixando a minha opinião sobre este trabalho:
O Novo DVD de David Quinlan foi todo gravado na cidade de Goiânia (GO), e conta com a participação de Nívea Soares , as músicas são do cd apaixonado por ti, como sempre o instrumental espetacular, os músicos do David Quinlan se superam a cada dia, uma ministração muito abençoada durante todo o DVD, vale a pena adquirir este trabalho.

Cuidados que crianças e pré-adolescentes devem ter na internet



Confira algumas dicas e cuidados a serem tomados no Orkut e MSN


Atenção, atenção! Esse artigo é só para os baixinhos e pré-adolescentes que adoram Orkut e MSN. Um artigo feito para vocês que gostam de marcar o horário do futebol ou passeios pelo Orkut, além conversar com pessoas de todo o mundo pelo MSN. Isso realmente é muito legal, mas, infelizmente, existem perigos e pessoas malvadas por toda a rede de computadores, que acabam um pouco com toda essa alegria. Hoje você verá algumas dicas para não cair nas conversas dessas pessoas.



Privacidade no Orkut é essencial! Evite colocar o seu número de telefone, endereço de casa/escola ou qualquer outro tipo de informação pessoal que possibilite que uma pessoa estranha consiga lhe localizar. Mesmo existindo a opção para “Mostrar apenas para os amigos”, disponibilizar esses dados na internet pode ser perigoso.

Mais privacidade no Orkut, sempre é necessário.

Essas informações podem ser passadas diretamente para seus amigos. Durante uma conversa no intervalo de aula ou em uma anotação feita na última folha do caderno, seu número de celular e endereço podem ser passados aos colegas. Deixando na internet, outras pessoas podem acessá-as, e se essa pessoa não tiver uma boa conduta, pode acabar sendo perigoso para você.


Não envie recados no Orkut ou deixe como no nick do MSN frases do tipo: “Rafa, amanhã vou te esperar na frente da Sorveteria do João, lá pelas 14h”. Aparentemente, simples e normal, não acha? Mas não é! Levando em consideração que essas pessoas malvadas passam horas e horas monitorando as possíveis vítimas, um recado desse tipo é um perigo! E se alguém estiver vigiando você ocultamente pela internet? Essa pessoa saberá o local, o horário e com quem você vai passear.

Não deixe recadinhos assim.

Não são todas as pessoas que usam as configurações de privacidade no Orkut, e por isso, é melhor não dar chance ao azar. Se for para marcar um encontro, ligue para seus amigos ou conversem pessoalmente (e no cara a cara é muito mais divertido).

Esse era um conselho dado na época da minha avó, mas que serve perfeitamente nos dias de hoje. Ser simpático é importante, mas não fale com pessoas estranhas tanto na rua, no ônibus quanto na internet. Você já deve ter recebido solicitações de novos amigos, mas que na verdade são pessoas desconhecidas, que você nunca viu na vida. Tudo bem, no Orkut sempre tem gente querendo ser pop, com 1000 amigos e recados, mas não pense apenas na popularidade.

Desconfie de tudo. As fotos podem ser de uma pessoa da sua idade, com 12 ou 13 anos, mas quem garante que na frente do monitor é exatamente essa pessoa que está conversando com você? Muitas vezes, os pedófilos se passam por crianças ou adolescentes, conversando sobre os assuntos do momento para conquistar a confiança da galerinha. E no final das contas, eles coletam informações e imagens sobre você.

Poser e biquinhos são mais legais que fotos de biquini.Cuidado com suas fotos! As fotografias são tiradas para marcar os momentos divertidos na vida das pessoas. É muito comum acharmos as fotos das meninas sempre fazendo poses e bicos no banheiro, e os meninos no futebol ou jogando videogame!Até aí tudo bem, o problema aparece quando alguém tenta se mostrar demais nas fotografias.

Roupas de praia e íntimas não são apropriadas para aparecerem no Orkut ou no avatar do MSN. Alguma pessoa insana pode pegar sua foto de biquíni e usar para divulgação de prostituição e você nem saberá que sua imagem foi usada para esse fim. Além das fotos, não abuse na webcam no MSN.

Primeiro, se você não conhece o email de solicitação, para adicionar um novo contato, não aceite. Mas, se por algum motivo você aceitou, nada de ligar a câmera no mesmo instante para se mostrar ou para conhecer esse novo amigo desconhecido. Tem gente que adicionar e acaba vendo cenas pornográficas e isso não é nada legal.

Seja sincera, isso é muito bonito.Quem mente o nariz cresce! Se vivêssemos no mundo de Pinóquio, rapidamente saberíamos quem são as pessoas que mentem... Mas, infelizmente, as coisas não funcionam assim. Além das mentiras que os outros nos contam, também devemos ter um cuidado especial para não sermos os mentirosos da vez. Eu vi uma situação que vale a pena ser citada, em se referindo a mentiras que nós podemos, por algum deslize, “contar”.

Todo mundo sabe que demora alguns anos para que as curvas no corpo de uma menina apareçam, e com 9 anos de idade ela provavelmente não terá um “corpão”, não é mesmo? Mas o que me surpreendeu foi ver uma menina com essa idade, 9 anos, usando os sutiãs das irmãs e colocando papel higiênico como enchimento. Isso foi feito para fazer de conta que ela tinha seios grandes. Depois da produção, ela tirou algumas fotos e colocou no Orkut. Por que isso foi feito? Muitas pessoas, desde de pequenas como podemos ver, pensam muito na aparência: ser bonita e estar em forma é mais importante do que qualquer coisa no mundo!

Bobagem! Assim como Pitty diria “o importante é ser você, mesmo que seja estranho”. As pessoas que gostam de você não vão se importar com sua aparência, nenhum pouco. Pior do que mentir para os outros é mentir para você mesmo, querendo ser o que você não é na verdade. Além da imagem, também não minta sobre sua idade, onde mora e coisas do gênero.

Se você suspeita que alguma pessoa está mandando recados feios, com palavrões ou outro tipo de coisa, conte imediatamente par seus pais. Não fique com medo, sua mãe e seu pai não vai cortar a internet de você, pelo contrário, eles terão certeza que o (a) filho (a) deles está atento com os perigos que podem acontecer. Por isso, não perca tempo e conte rapidamente.

Qualquer coisa estranha, conte imediantamente para seus pais.

O Orkut e o MSN são ótimos meios de comunicação, por serem rápidos e muito divertidos. Portanto, use-os corretamente, fique sempre de olho bem aberto para não cair nas armadilhas que pessoas sem caráter possam aprontar.

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